Para não perder a motivação na vida, nem trabalho e nos negócios pode acontecer com qualquer pessoa, mas você não pode, de forma alguma, ficar conhecido por ser desmotivado. Aliás, nenhuma pessoa de sucesso é lembrado como alguém que foi desmotivado, desanimado e cansado de lutar, não é mesmo?
Aí está o motivo deste assunto ser extremamente importante: ninguém chega ao topo, ninguém realiza seus desejos, ninguém alavanca um negócio digital sem uma boa dose de motivação pessoal. Sim, soa óbvio, mas na prática nem sempre é simples.
Como seres humanos, temos a tendência de desanimar diante das dificuldades da vida. Enfraquecemos quando as circunstâncias não são favoráveis. É normal desanimar, mas permanecer desanimado que é o problema.
Para quem está aberto a esse tipo de mensagem, frases bem estruturadas com um apelo motivacional podem ser significativas e usadas como poderosos objetos de mudança, seja na forma de pensar ou simplesmente na atitude do dia a dia.
Mas, claro, motivação pessoal não se resume a frases de impacto…
Há uma série de conceitos e ideias por trás deste termo, e é isso que explorar com você agora. No fim deste artigo, você estará mais bem preparado para se manter motivado e continuar avançando na vida e nos negócios. Confira!
O que é motivação?
Motivação refere-se ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pela pessoa como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e inclui ideias diversas como muita vontade, anseio, desejo, esforço, sonho, esperança, entre outros.
A motivação é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada e de sucesso tanto na área pessoal, quanto na profissional. Portanto, se você não está motivado, dificilmente conquistará o que deseja no ramo da costura, ou qualquer outra coisa.
Às vezes, o ambiente em que vivemos não colabora com a automotivação, pois vivemos cercados de fatos ou circunstâncias que vão influenciando de maneira negativa, tais como: violência, desemprego, materialismo, individualismo, egoísmo, competição e desigualdades sociais.
Mas, se você fizer o dever de casa e andar de mãos dadas com a disciplina, conseguirá superar as adversidades com mais força.
Descubra como você funciona.
Para garantir sua motivação pessoal, é preciso conhecer bem a si mesmo. E não ache que para isso é preciso buscar um terapeuta. Uma análise pessoal de si mesmo já pode te dar muitas respostas. Se você souber como as situações geram sentimentos e reações em você, poderá escolher os melhores caminhos.
Tente perceber como você se comporta diante das circunstâncias. Aos poucos, você vai começar a reconhecer as tarefas que são fáceis, as que lhe são custosas, o que você tem prazer em fazer, quais as palavras e atitudes que mais deixam você animado etc.
Lembre-se que só é possível ser auto motivado se você tiver autoconhecimento. Tem muita gente infeliz na vida e na profissão simplesmente porque não sabe o que gosta, desconhece o que é bom e fica insistindo em atividades que não têm nada a ver com ela.
Seja disciplinado.
Falando por experiência própria, quanto mais disciplina você tiver, mais liberdade vai sentir como pessoa e profissional. A sensação de liberdade para a costureira, por sua vez, é um dos combustíveis para a motivação e para o alcance das metas.
Hoje, com o avanço da tecnologia, você pode trabalhar com total autonomia, desfrutando de horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar de casa. Mas com isso, proporcionalmente, aumenta a necessidade de você se comprometer com suas tarefas por iniciativa própria.
Nesse sentido, ter disciplina é fundamental. Pessoas disciplinadas costumam ter mais controle de seu tempo e de suas atividades, assumem mais responsabilidades e são donas do seu próprio tempo. Consequentemente, se motivam mais por conta própria.
Planeje-se.
Motivação pessoal exige planejamento. Para ser uma costureira automotivada, você não pode esperar apenas que as metas lhe sejam impostas. Você mesmo precisa criar algumas para si. Isso exige planos no papel e não apenas ideias na cabeça.
É dessa forma que você consegue, mesmo que esteja em um momento ruim, ver o todo, traçar um futuro melhor e elaborar um caminho para alcançá-lo. O conselho é agir como se fosse seu próprio chefe, criando metas e planejando coisas a curto, médio e longo prazo.
Execute.
Tire as ideias do papel. O planejamento é um meio, não um fim. Nada toma forma sem execução e realizar aumenta a motivação pessoal. Quando você acerta, é hora de comemorar. Se errar, alguma lição poderá ser tirada. Isso significa que sempre haverá um lado positivo das coisas. Existe algo mais motivador do que isso? Garanto que não!
Executar nada mais é do que colocar em prática aquilo que foi especificado no planejamento. É prática, ação, aplicação do que foi pré-determinado. Conquanto planejar é difícil, na hora da execução é que muitas costureiras travam.
Para escapar disso, mantenha o hábito de não deixar nada para depois!
A vida não é só trabalhar.
Claro que você deve trabalhar duro, mas a vida não é só trabalho. Pessoas motivadas se dedicam a atividades de outras áreas além do trabalho, sejam técnicas, pós-graduação, sejam atividades físicas, sejam coisas ligadas à espiritualidade e à mente, hobbies, etc.
É aquele história de equilibrar as áreas profissional e pessoal. Para entender melhor como organizar as coisas, vou usar a analogia da pizza. Imagine que sua vida é uma pizza e que cada pedaço representa um departamento. Sua carreira de costureira é um pedaço; outras são família, lazer, religião etc.
Se você se envolver em outras áreas, poderá tirar energia e vontade de outro lugar para seguir firme, forte e motivada. Portanto, não viva apenas para trabalhar, mas reserve tempo para estar envolvido e comprometido com outras coisas importantes para você.
Ajude pessoas.
Como o ditado popular diz: “ajude e será ajudado”. Ajudar as pessoas a realizar os seus próprios sonhos é fazer com que elas o ajudem a realizar os seus. Não interprete isso como interesse. Não, é apenas uma forma de fazer a roda girar.
Eu reservo boa parte do meu tempo ajudando outros pessoas a começar costurar. Você não tem ideia de como isso é motivador para mim. Receber feedbacks positivos por e-mail ou no inbox do Facebook, comentários no blog e nos vídeos do YouTube é extremamente gratificante.
Esse é um dos pontos altos da minha motivação pessoal.
Determine recompensas.
Não há nada mais motivador do que a sensação de sucesso. Se você consegue ser bem-sucedido em algo e recebe algo por isso, terá mais forças para buscar a próxima vitória. Por isso o ato de determinar recompensas pessoais para cada meta parcial atingida é poderoso. O sentimento de sucesso é reforçado, motivando para novas conquistas.
Pode ser uma viagem, uma máquina nova, um móvel novo para um local de trabalho agradável, férias em algum lugar que você tenha vontade de conhecer, entre outras coisas. A ideia é ser recompensada sempre que conseguir atingir um nível mais alto na escala do crescimento pessoal e profissional.
Tenha um mentor.
O mentor é uma pessoa que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize o potencial, desenvolva autoconhecimento, aprimore o desempenho e se torne uma pessoa melhor.
Grandes líderes da história tiveram mentores. Posso dar alguns exemplos, como: o mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles; o de Martin Luther King foi Gandhi; o de Jim Collins foi Peter Drucker, e assim por diante.
Um verdadeiro mentor nos ajuda a sermos melhores e encontrar um sentido, não só nos negócios, mas também na vida. Isso pode ser determinante para que renovemos sempre nossa motivação pessoal.
Faça parte de uma comunidade.
Sendo social, o ser humano depende da relação com outros seres humanos desde o início de sua vida até sua morte e precisa também do interlocutor humano junto dele para definir a si mesmo e dar forma à sua identidade.
As crenças judaico-cristãs e outras linhas espirituais valorizam muito a força da comunidade. Isso tradicionalmente foi incorporado em outros campos humanos, como os negócios. Ser um membro de uma comunidade pode ajudar você em diversos aspectos, inclusive, no que diz respeito à motivação pessoal.
Leia um livro.
Parece uma dica clichê, mas é fato que os livros são aliados poderosos. Você pode buscar um livro mais técnico caso queira aprender algo novo sobre costura, uma história de ficção caso queira relaxar, ou um livro de autoajuda para procurar mais dicas que lhe tirem de uma situação.
O importante é ler coisas boas. Uma breve leitura pode ser uma poderosa aliada para você se motivar e seguir adiante, além, é claro que te deixa mais inteligente e sábio. Não abra mão de estar sempre com um bom livro.
14 frases motivacionais para você colar no seu local de trabalho.
Agora vou compartilhar algumas frases motivacionais que eu considero magníficas…
“Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação”. – Dalai Lama (sacerdote, guia espiritual e chefe político do Tibete)
“A persistência é o caminho do êxito”. – Charles Chaplin (ator, cineasta e humorista)
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. – Henry Ford (empreendedor americano, fundador da Ford)
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. – Winston Churchill (líder político e pensador inglês)
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. – Thomas Edison (inventor e empreendedor americano)
“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo”. – Antoine de Saint-Exupéry (escritor, ilustrador e piloto francês)
“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer”. – Eleanor Roosevelt (ex-primeira dama dos Estados Unidos)
“A motivação é a maior força da alma. Conserve-a e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas”. – Napoleon Hill (escritor e grande pesquisador do comportamento humano).
“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”. – Dale Carnegie (orador, escritor e estudioso do comportamento humano).
“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”. – Steve Jobs (empreendedor e criador da Apple).
“Se você não é teimoso, vai desistir de fazer experiências muito cedo. E se não for flexível, vai bater de cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para seus problemas”. – Jeff Bezos (empreendedor e fundador da Amazon).
“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve”. – Anthony Robbins (coach e autor americano).
“Aquele que tem uma ideia é um tipo de louco, só até que a ideia vença”. – Mark Twain (escritor americano).
“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”. – Flávio Augusto da Silva
Considerações finais sobre motivação pessoal.
Naturalmente, o assunto motivação pessoal é amplo e não acaba por aqui, mas acredito que eu tenha conseguido clarear as coisas um pouco. Você provavelmente não contou, mas foram mais de 3.000 palavras escritas para te ajudar a ser mais automotivado.
Use este conteúdo como guia para conquistar seus sonhos e objetivos no mundo da costura!
Lembre-se que a motivação pessoal tem origem, em primeiro lugar, numa observação interna sobre os próprios recursos internos, dons, habilidades (que podem ser desenvolvidas), gostos, em que a pessoa pode focar. É aquela história de autoconhecimento que citei lá em cima, lembra? Então, comece a se conhecer melhor.
É isso.
Grande abraço,
Espero que você tenha gostado.
PS: Lexandra Mendonça.