Neste artigo você irá encontrar um resumo com 40 dicas de costura, que toda costureira ou costureiro precisa saber, e que irá ajudar principalmente quem está iniciando neste maravilhoso mundo da costura.
Se você já tem certa experiência em costura, continue lendo, pois essas dicas de costura vão te ajudar a dominar ainda mais suas habilidades.
Ou seja, aqui você vai encontrar vários truques e dicas que irão melhorar todas as suas habilidades na costura de qualquer peça.
Essa dicas são úteis e toda costureira precisa conhecer, então, sempre mantenha perto, para que possa consultá-lo quando for preciso!
Leia também:
16 Dicas gerais para aprender na costura
- Costure com um pequeno ímã próximo a você e, quando deixar cair ou perder uma agulha ou alfinetes, agite-o ao redor da área até encontrá-los. Não há mais episódios dolorosos com agulhas perdidas no chão!
- Guarde a sua tesoura de costura para o tecido apenas porque o papel embota a tesoura. Para afiá-los, pegue um pedaço de papel alumínio, dobre em tiras como se estivesse fazendo um leque e corte as tiras do papel alumínio.
- Se você tiver pontos não picados e os furos forem muito perceptíveis, use o minúsculo ponto vermelho no arrancador em um movimento circular sobre o furo e o tecido se reparará sozinho pelas fibras entrelaçadas de volta.
- Ao usar entretela para passar a ferro, corte-a no tamanho e forma e, em seguida, passe a ferro sobre o tecido não cortado. É mais fácil cortar o tecido e muito menos é desperdiçado.
- Tack! Não confie nos alfinetes para nada além do trabalho duro – o tecido pode enrugar e os alfinetes podem quebrar as agulhas da máquina de costura.
- Ao costurar camadas múltiplas, em vez de usar alfinetes, use pequenos clipes de bulldog (ou clipes Wonder) – eles não apenas protegerão o tecido, como não dobrarão, são fáceis de aplicar e economizam seus dedos também.
- Meça duas vezes, corte uma vez!
- A maneira mais fácil e consistente de obter uma bainha perfeita é usar apenas um pino para a medição. Se você usar muitos e cada pino acabar em um lugar ligeiramente diferente, qual deles você usa como guia?
E não para por ai…
- Use o melhor fio que puder – isso faz toda a diferença.
- Sempre pressione as costuras enquanto estiver trabalhando em um projeto, pois as costuras ficarão planas e ficarão muito melhores.
- Um minúsculo ferro de viagem e uma prancha de manga são úteis para entrar em lugares de difícil acesso ao apertar costuras no meio de um projeto.
- Use fita adesiva no velcro enquanto costura à máquina ou à mão para evitar que a linha fique presa nas laçadas. Depois de costurada, a fita adesiva pode ser removida.
- Para fazer cortinas e cortar em linha reta, tente usar um ângulo reto que você usaria em DIY – funciona muito bem.
- Sempre verifique se uma costura deve ser aberta e, se for o caso, trave-a antes de costurá-la, em vez de depois de costurar, pois é muito mais fácil.
- Use muitos alfinetes e posicione-os de forma que você possa puxá-los antes que alcancem o pé. Não costure sobre eles, pois isso pode fazer o tecido escorregar sob o calcador e deixar a linha irregular. Os alfinetes de trevo são mais longos e mais finos e, portanto, distorcem o tecido muito menos.
- Faça apenas o que você ama. Não siga o que todo mundo está fazendo … então você vai adorar o que faz e fazer mais!
11 Dicas de costura usando a máquina
- Certifique-se sempre de ter a agulha certa em sua máquina para a tarefa em questão, ou você acaba quebrando muitas agulhas, estragando o tecido ou danificando sua máquina!
- Troque a agulha da máquina sempre que iniciar um novo projeto.
- Não firme o tecido por trás na máquina, pois isso pode ficar instável. Dirija-o cuidadosamente pela frente para manter a linha reta.
- Segure as linhas à direita ao começar a costurar em uma máquina – isso evita que a linha da bobina se enrole ou fique presa.
- Mantenha o manual da sua máquina de costura (ou qualquer outro livro de referência que você usar) perto de onde você costurar.
- Compre muitas bobinas sobressalentes e enrole duas de cada vez quando estiver trabalhando em um projeto grande para evitar interromper a costura para enrolar outra bobina.
- Ao tentar enfiar a linha na agulha em uma máquina de costura, coloque um pedaço de papel branco sob o calcador da máquina de costura, pois isso ajuda a ver o buraco da agulha com mais facilidade.
- Costurar uma fita com ponto zigue-zague economiza trabalho e fica bem também, especialmente se você costurá-la em uma cor contrastante ou complementar.
- Ao dobrar uma ponta na máquina, certifique-se de manter a agulha enfiada no tecido para manter os cantos firmes.
- Não compre agulhas baratas para sua máquina, pois elas têm um acabamento ruim, têm bordas afiadas e quebram a linha enquanto você costura.
- Sempre certifique-se de ter muitas agulhas sobressalentes para a máquina. Nada pior do que quebrar uma agulha durante um projeto e ter que parar para ir comprar mais.
3 Dicas para costura à mão
- Ao remendar papel inglês, use clipes de papel em vez de alfinetes para prender o tecido aos papéis antes de colar.
- Para evitar que a linha fique embaraçada ao costurar à mão, passe primeiro um pouco de cera de abelha.
- Ao costurar um item que precisa de acabamento com um pouco de costura à mão, deixe a linha um pouco mais longa do que o normal ao terminar a costura à máquina. Você pode então usar o comprimento extra para completar seu item.
6 Dicas de manuseio de tecido
- Costurar um pano a óleo com papel por baixo é como costurar algodão. Depois, você literalmente rasga o papel.
- Se estiver usando um tecido estampado, certifique-se de combinar o padrão e prender no lugar.
- Pré-lavagem do tecido para evitar problemas posteriores de descoloração ou encolhimento das cores.
- Ao costurar vinil, cobri-lo com papel de seda é complicado e você não consegue ver o item que está tentando costurar. Então, em vez disso, cole um pedaço de fita adesiva sobre o calcador para uma costura antiaderente.
- Se você estiver cortando chiffon, coloque um pedaço de papel vegetal no meio para evitar que o tecido se mova.
- Para costurar curvas em chiffon ou outros tecidos delicados, corte um pedaço de papel de seda do mesmo formato da peça do padrão e prenda embaixo do tecido ao costurar. Ele mantém a forma correta e se rasga facilmente sem distorcer a forma finalizada, como outros estabilizadores podem fazer. Use a mesma técnica para costurar em torno de um pescoço ou outras bordas
7 Dicas de padrão de costura
- Se seguir um padrão, leia as instruções várias vezes para deixá-las claras em sua cabeça antes de começar.
- Não compre papel caro para fazer padrões de Moldes para costura. Use papel vegetal ou papel pardo.
- Se você planeja usar um padrão ( Molde )de tecido mais de uma vez, passe papel de freezer nas peças antes de cortá-las ao redor das linhas e isso ajudará a preservar o padrão por mais tempo.
- Se você não tiver uma mesa de costura grande, compre um pedaço de papelão barato em uma loja de bricolagem para usar como mesa de corte. Salve seus joelhos apoiando a prancha em uma cama.
- O tempo gasto classificando e organizando ferramentas de costura, linhas, etc. é bem gasto – nada é pior do que no meio de um projeto quando você não consegue encontrar algo de que precisa.
- Certifique-se de ter sempre uma boa luz para costurar – se não for a luz do dia, experimente lâmpadas de luz do dia em sua lâmpada de trabalho.
- Use sacos de congelamento para armazenar todos os bits do seu projeto, ou seja, tecidos, noções, enfeites e padrões, para que você não perca tempo procurando por eles.
Então, espero que tenha gostado artigo!
Desde muito cedo aprendi a gostar da costura. Depois de adulta, esta se tornou meu trabalho, terapia e paixão. O blog Viver de Costura foi a forma que encontrei de gerar valor para mais pessoas, e passar adiante todo o conhecimento de anos de aprendizado e prática na costura criativa.