Antes de você saber quais são as 5 dicas essenciais para quando se for costurar roupa infantil.
Primeiramente é bom lembrar que os padrões para costurar roupa infantil são fofos e extravagantes.
Ou seja, você pode incluir detalhes divertidos, como botões em forma de animal, que podem parecer um pouco ridículos em uma roupa de adulto.
No entanto, para fazer peças para criança, exigem menos tecido e podem ser mais rápido para criar, sobrando mais tempo para fazer outros projetos de costura!
Mas costurar para crianças, também pode inclui alguns desafios únicos. Veja quais são eles:
Leia também:
1 – Mantenha as medidas do seu cliente à mão, e atualize-as com frequência.
Afinal, caso você tenha um cliente infantil, o ideal é manter as medidas anotadas em um caderno, agenda ou fichário.
Assim, você será capaz de economizar tempo, pois, não irá precisar adivinhar a medida da criança para qual vai costurar.
Muitas vezes a mãe da criança precisa se deslocar com a peça (roupa) ou até mesmo com seu filho.
Por exemplo: as medidas dos meus clientes, sempre deixo guardada durante 3 meses.
Isso sempre me ajudou bastante, principalmente em caso de precisar criar um look com urgência.
Lembre-se de manter as medidas sempre atualizadas, 3 meses já é ótimo, se passar deste tempo, faça outra tabela com novas medidas, isso irá te ajudar bastante.
Recomento que você use um fichário, assim você pode organizar pela letras e trocar quando necessário.
- Como fazer e cortar viés de tecido;
- Passo a passo de como colocar botão;
- Como pregar um botão com a máquina.
2 – Costurar roupa infantil – Seleção de tecido
Certamente o segmento de moda infantil, teve um crescimento expressivo no país nos últimos anos. A indústria têxtil está investindo cada vez mais em tecidos tecnológicos cada vez confortáveis.
Além de possuir inúmeros benefícios, que possibilita melhor caimento e conforto.
Os fabricantes estão usando tecnologias de modo a melhorar o uso do tecido, para ter melhor resistência, ter a secagem mais rápida e quase não amassam.
Entretanto, é bom ter muita cautela, pois, nem todos os tecidos são indicados para uso infantil, já que as crianças têm a pele mais sensível.
Além disso, é preciso ter atenção não só com as roupas usadas pelas crianças, mas também com outros artigos como, por exemplo: toalhas, mantas, edredons e revestimento de cadeirinhas e carrinhos.
Por isso, você que é costureira precisa ficar atenta à composição desses materiais. Afinal, a seleção dos tecidos é extremamente importante quando é para criar roupas infantil.
Recomendações importantes:
- Certamente o tecido mais indicado para a confecção de roupas infantis, ainda é o algodão. Além da maciez, a sua fibra permite que a pele respire, absorvendo o suor do corpo;
- Não é recomendado o uso de tecidos sintéticos para crianças, ele possuem muitas substâncias químicas que podem causar alergias e outros problemas mais graves. Além disso, esses tecidos derretem facilmente em contato com altas temperaturas e não deixam a pele respirar.
- Tecidos felpudos como algumas lãs, soltam pelos que podem atingir os olhos, boca e nariz do bebê, causando irritações e alergias. O melhor a fazer é procurar tecidos anti-alérgicos para as mantas e casaquinhos;
- Roupas em tecidos nobres, como o linho e o cashimir, eles não são práticos nem confortáveis;
- Peças em brim e jeans devem ter uma gramatura leve, para não atrapalhar os movimentos da criança;
- Vale a pena investir em tecidos de alta qualidade e durabilidade, contanto que sejam de fibras naturais e ofereçam maciez, conforto e flexibilidade.
3 – Modelos de padrões.
Procure padrões que permitam às crianças, amplitude de movimento para se divertirem.
No entanto, se você deseja que a roupa sirva na criança por um longo período, procure um padrão que use tecido de malha ou um que seja menos ajustado.
4 – Costurar roupa infantil- Opções de fechamento.
Antes de tudo, você costureira, sempre lembre-se de escolher os fechamentos , especialmente para bebês e crianças pequenas.
Por exemplo: Os botões podem representar um enorme risco. Mesmo se elas forem costuradas com segurança, em algum momento elas se soltarão.
Os mais indicado são os botões de pressão, é uma boa opção para essa faixa etária, pois eles são difícil de cair e facilita para vestir e tirar a roupinha.
5 – Adicionar etiquetas de tamanho.
Essa é uma ideia especialmente boa se você deseja confeccionar peças artesanais, é fácil esquecer em que tamanho fez uma peça de vestuário.
Adição de uma etiqueta elimina as suposições. Portanto, deixo esta dica, crie suas próprias etiquetas com fita de sarja, carimbos de carta e tinta de tecido.
Resumo do artigo:
- 1- Mantenha as medidas de seu pequeno cliente à mão e atualize-as com frequência.
- 2- Costurar roupa infantil – Seleção de tecido.
- 3- Seleção de padrões.
- 4- Opções de fechamento.
- 5- Adicionar etiquetas de tamanho.
Se você tiver alguma dúvida ou pergunta deixe nos comentários, irei te responder o mais rápido possível.
Até mais. . .
Desde muito cedo aprendi a gostar da costura. Depois de adulta, esta se tornou meu trabalho, terapia e paixão. O blog Viver de Costura foi a forma que encontrei de gerar valor para mais pessoas, e passar adiante todo o conhecimento de anos de aprendizado e prática na costura criativa.