Ultimamente eu venho recebendo muitas perguntas sobre Costura Invisível! É mesmo possível? Minha resposta, sim é possível.
Entretanto existem alguns pontos invisíveis fofos que fazem o impossível parecer possível.
Veja quais são as melhores condições favoráveis para fazer costuras invisíveis
Certamente primeira condição para tornar a costura invisível é usar linhas correspondentes .
No entanto se você não encontrou o fio correspondente mais próximo, use um tom mais escuro do que um mais claro. Portanto cores mais claras se destacam mais do que as escuras.
Por exemplo: Se você deseja que o azul verdadeiro seja invisível, levante um fio do próprio tecido. Você não pode obter mais correspondência do que isso.
Então passe uma linha na agulha e não amarre as duas extremidades em um nó, para que você possa costurar com uma única linha.
Entretanto se você tem um fio forte, o fio único talvez seja o suficiente para segurar a bainha, embora para costurar você precise de fio duplo. Use uma agulha curta de costura fina.
Leia também:
- Costura para iniciantes – O que é preciso para começar;
- Melhores máquinas de costura para iniciantes em 2021;
- Lista de materiais de costura para iniciante.
5 melhores tipos de costura invisível
Os pontos invisíveis, é considerada uma técnica importante para utilizar nas criações de suas peças quando, ele é bastante utilizado nos acabamentos das suas roupas.
Além disso, ele também pode ser usado para costurar brinquedos, costuras rasgadas e em construções de roupas para fechar lacunas.
Um ponto invisível pode ter vários nomes diferentes, incluindo ponto escada, ponto deslizante e até mesmo ponto cego.
Tudo isso se refere à mesma coisa que é um ponto que fecha as costuras e é invisível ou quase invisível quando acabado.
1- Ponto de bainha
Como o nome sugere, é usado para bainha. Portanto este ponto faz pequenos pontos inclinados na borda interna dobrada do tecido, pegando o tecido frontal com pequenos pontos quase invisíveis.
Costura invisível (Como fazer esse ponto invisível ‘quase’)
Então dobre a bainha duas vezes conforme a largura desejada para a borda da bainha. Em seguida pegue a linha na parte de trás, perto da dobra, como costuma fazer nos pontos manuais, prendendo-a com costura dupla.
Em seguida faça um pequeno ponto inclinado no tecido, pegando apenas 1 ou 2 fios.
No mesmo movimento, suba por baixo do tecido dobrado, levando a borda dobrada para dentro da agulha. Agora puxe a agulha e enfie a linha.
Então continue fazendo pontos inclinados no tecido e subindo com a borda dobrada. A imagem abaixo é a do lado errado. Na frente, você dificilmente notará os pontos – eles são como eu disse, quase invisíveis.
2. Costura invisível (Ponto de escada)
O próximo na lista de pontos invisíveis é o ponto da escada. Este é o melhor método para unir costuras, especialmente para fechar uma abertura. Por exemplo: um forro de bolsa. Você também pode unir as bordas do tecido dessa maneira
Como costurar o ponto invisível da escada
Então comece a costurar prendendo a linha em uma borda. (Foto 1- abaixo)
Em seguida vá para a borda oposta e faça um pequeno ponto de 1/8 de polegada na dobra. (Foto 2- abaixo)
Então volte para a primeira aresta e faça um ponto de 1/8 de polegada na dobra. (Foto 3- abaixo)
Faça isso repetidamente até que toda a borda esteja coberta.
Um ponto em forma de escada será formado entre as duas arestas. Então puxe a linha para apertar o ponto e feche a abertura de forma eficaz e invisível. Os pontos serão ocultados ao longo da linha da costura. (Foto 2- abaixo)
Saiba mais sobre os pontos da escada e suas variações no bordado. Esse ponto é muito útil para consertar roupas – como unir duas peças de tecido manualmente. Por exemplo, uma costura rasgada
No entanto, outra aplicação é quando você precisa trocar de roupa – se quiser fazer uma dobra, faça alguns pontos da escada, como mostrado nas figuras abaixo, e você terá uma fácil dobra / dardo.
Marque as pernas do dardo e faça pontos de escada ao longo das linhas. (Foto 1 e 2 – abaixo)
Então aperte os pontos para fechar a costura. (Foto 3 – abaixo)
3. Ponto de deslizamento
Este é um ponto de barra. Este é um método favorito de bainha, pois é quase invisível quando feito corretamente, tanto na parte frontal quanto na traseira. Ou seja é especialmente útil para bordar tecidos transparentes / transparentes
Costura invisível (Como fazer este ponto invisível)
Então, depois de prender a linha, retire 1 ou 2 linhas do tecido frontal.
Em seguida traga a agulha para a dobra e deslize a agulha pela dobra da bainha. Vá 1/4 de polegada ainda mais e depois suba.
Agora repita as etapas acima para passar (deslizar) a dobra etc. Até que a barra inteira esteja quase invisível.
4. Ponto de bloqueio
Este é outro ponto de bainha. A especialidade deste ponto é que é um ponto forte que não se desenrola, mesmo que a linha se quebre. Isto é devido aos laços feitos com este ponto. Além disso, outra vantagem deste ponto é que ele tem algum alongamento
Então lembre-se que para fazer esse ponto, o procedimento inicial é quase o mesmo que os pontos de bainha, mas aqui a linha é colocada sob a agulha e um loop é criado quando você puxa a linha.
Portanto faça esses pontos continuamente. Uma aresta é formada com os pontos em loop na parte traseira, mas na frente, os pontos ficam invisíveis se você a tiver feito corretamente. (Veja as imagens abaixo)
5. Costura invisível (Escolha um ponto)
Certamente este é um ponto que você pode usar para costurar uma costura ou juntar duas peças de tecido. Ou seja uma em cima da outra, com muito pouca evidência pela frente.
Basicamente, é um ponto de volta. No entanto, a diferença é que apenas um ponto minúsculo será visível na parte superior do tecido – o ponto tirado nas costas será mais longo.
Isso é usado regularmente ao costurar jaquetas para terminar as bordas, costurar o revestimento no tecido externo e costurar os zíperes manualmente. Os pontos curtos são feitos com 1/4 de polegada de distância.
Resumo dos artigos
- Costura invisível – Dicas de Como Fazer;
- Veja quais são as melhores condições favoráveis para fazer costuras invisíveis;
- 5 melhores tipos de costuras invisíveis;
- 1- Ponto de bainha;
- Como fazer esse ponto invisível ‘quase’;
- 2. ponto de escada;
- Como costurar o ponto invisível da escada;
- 3. Ponto de deslizamento;
- Como fazer este ponto invisível;
- 4. Ponto de bloqueio;
- 5. Escolha um ponto.
Desde muito cedo aprendi a gostar da costura. Depois de adulta, esta se tornou meu trabalho, terapia e paixão. O blog Viver de Costura foi a forma que encontrei de gerar valor para mais pessoas, e passar adiante todo o conhecimento de anos de aprendizado e prática na costura criativa.