Se você está iniciando no mundo da costura, é muito importante que você conheça os principais tipos de pontos de costura que existem. Certamente, as máquinas de costura são uma ótima maneira para fazer seus primeiros pontos de costura, pois podem ser incrivelmente versáteis.
Isso significa que, independentemente do projeto que você tenha para criar, as máquinas de costura podem realizar uma infinidade de pontos diferentes.
Além disso, existem certos pontos que são necessários determinados projeto de costura.
Portanto, quando se trata de costura, se você se familiarizou apenas com o ponto corrido básico, talvez seja a hora de ampliar seus horizontes.
Existem muitos tipos diferentes de pontos de costura que permitem atingir determinados objetivos.
Como, por exemplo, se você quiser costurar um ilhó, você vai querer dominar o ponto de manta. Mas se você quiser adicionar um acabamento limpo a uma borda bruta, faça um ponto em ziguezague usando uma máquina de costura.
Relacionado:
Em nosso guia de pontos à mão e à máquina de costura, revisaremos os muitos pontos de costura diferentes e até discutiremos os acabamentos das costuras. Então, siga nossas dicas e truques!
Tipos de pontos de costura – O que é necessário para começar
Antes de se aprofundar nos vários tipos de pontos de costura , você precisará ter algumas ferramentas de costura . Embora escolher as opções mais baratas possa ser tentador, recomendamos investir em ferramentas de alta qualidade que durarão por um bom tempo.
Comece comprando materiais de costura tais como:
- Agulhas
- Fio
- Tesoura de costura
- Régua pequena (saiba mais sobre os tipos de réguas para costura)
- Giz de alfaiate ou lápis de marcação
- Pinos retos
- Fita de viés estreita e larga
- Fita de bainha
- Renda elástica
Além disso, se esta é sua primeira vez no mundo da costura, você pode querer retocar alguns termos e vocabulário de costura.
Como, por exemplo, antes que você possa se destacar em pontos básicos de costura, você precisa saber a diferença entre um sem e uma bainha.
Conheças os vários tipos de pontos de costura à mão
Ponto corrido
Certamente, o ponto corrido é o mais básico de todos os tipos de pontos de costura. Este ponto funciona passando a agulha de costura para dentro e para fora do tecido.
Dependendo do projeto, o ponto corrido pode variar no comprimento. Mas esse tipo de ponto é usado principalmente para costuras básicas.
Além disso, é bastante usado em acolchoados para manter as camadas de tecido e o enchimento no lugar.
Ponto de alinhavo
Use a mesma técnica do ponto corrido, mas faça pontos mais longos (entre 1/4 de polegada e 1/2 polegada).
Hoje, tendemos a alinhavar mais do que à mão nossas roupas e projetos, mas o alinhavo à mão ainda pode ser útil, especialmente com lãs leves (seda e chiffon) e pesadas (couro e Melton).
Pesponto
Antes das máquinas de costura, todas as roupas eram construídas por camada sobre camada de pespontos. Afinal, este é um dos tipos mais práticos de pontos de mão para você conhecer.
Primeiramente comece, trabalhando da esquerda para a direita, dê um pequeno ponto e insira a agulha no final do ponto anterior, levando-a para além do ponto de onde a linha emerge. Continue, sempre inserindo a agulha no final do ponto anterior.
Ponto de captura (ponto de cruz)
Você pode usar este ponto para finalizar bainhas com tecido que não desfie e para prender a frente de forma invisível.
Trabalhando da esquerda para a direita, dê pequenos pontos na bainha e depois na roupa.
Mantenha os pontos soltos e uniformes. Eles aparecerão como cruzes no lado errado e pequenos pontos no lado direito.
Ponto de Deslizamento
Este ponto é o meu ponto de referência quando se trata de bainhas e outros acabamentos. É arrumado e quase invisível (confira mais dicas sobre costura invisível), quando bem feito e com cuidado dos dois lados. Quando você pegar o jeito, esse ponto também será um dos seus favoritos.
Passe a agulha pela dobra da bainha e pegue um fio de tecido no mesmo ponto. Faça os pontos com cerca de 1,2 cm de distância e bem soltos.
Ponto de Manta (Ponto de Casa de Botão)
Se você quiser costurar ilhós ou caseados à mão, aprenda o ponto de caseado.
Prenda a linha no lado avesso do tecido e, em seguida, com o lado direito voltado para cima. Então, insira a agulha de trás para frente através do tecido a 1/8 de polegada da borda.
Enrole a cabeça de trabalho atrás da extremidade do olho da agulha, depois atrás da ponta. Em seguida, puxe a agulha, trazendo o nó para a borda do tecido. Continue, fazendo pontos e nós bem espaçados.
A versão com ilhós é trabalhada em círculo, com a borda enrolada para dentro. A variação do ponto de manta tem pelo menos um espaçamento de 1/4 de polegada entre os pontos.
Tipos de pontos de costura – Pontos de máquina de costura
Uma vez que você tenha aprendido os pontos básicos de costura à mão. Em seguida, vamos se familiarizar com alguns tipos de pontos de costura mais comuns, utilizando a máquina de costura.
Afinal, usar uma máquina de costura permite que você faça pontos mais fortes e duráveis. Também é mais fácil usar uma máquina de costura ao trabalhar com tecidos mais pesados. Siga nosso guia de pontos de máquina de costura abaixo para ajudar a dominar esses pontos.
Você estará pronto para assumir alguns projetos de costura fáceis , como fazer tiaras e bolsas com cordão e camisas.
Costura padrão para frente / para trás
Primeiramente, comece a costura reta 1/8-3/8 de polegada da borda do tecido. Então, costure o ponto para frente sobre a costura alfinetada ou alinhavada. Em seguida, é só repetir o ponto reverso para terminar.
Você pode usar o ponto reto para costuras, sob costura, costura fixa e costura superior simples.
Ponto ZigZag
Certamente o ponto ziguezague fornece um acabamento limpo para as bordas cruas. Afinal, você pode usá-lo como uma técnica de acabamento em combinação com uma linha de costura permanente.
Você pode ajustar a largura e o comprimento deste ponto para atender às necessidades do seu projeto. Como, por exemplo, use este ponto se estiver fazendo bainha de jeans com uma máquina de costura .
Casas de botão
A boa notícia é que a maioria das máquinas de costura pode fazer caseados. Seja com um calcador de caseado totalmente automático. Algumas máquinas mecânicas e mais computadorizadas, possuem um caseado pré-programado.
Então, a melhor coisa a se fazer, é consultar o manual da sua máquina para obter esses detalhes.
Ponto cego da bainha
Este ponto de máquina de costura consiste em dois ou três pontos retos e, em seguida, um ponto largo em ziguezague.
Assim como na versão costurada à mão da bainha invisível, o tecido é dobrado para baixo e para fora com a borda da bainha apenas projetada.
Tipos de pontos de costura – Acabamentos de costura
Agora que você já conheceu quase todos os tipos diferentes de pontos de costura. Então, vamos aos acabamentos das costuras.
Afinal, você usará acabamentos de costura para evitar desgaste e garantir que a costura sobreviva com o tempo. Entretanto, antes de escolher um acabamento de costura específico, considere o tipo de tecido, a resistência e o tipo de costura que você deseja e a aparência da costura.
Relacionado: Como pregar botão na máquina e na mão – Rápido e fácil.
Ziguezague
Você pode usar um acabamento em ziguezague na maioria dos tipos de tecido. Uma vez que a costura é costurada e pressionada, faça um ponto ziguezague na borda crua e corte o excesso.
No entanto, a largura e o comprimento podem variar de acordo com o peso do tecido. Há uma variação em que as bordas da costura são cortadas na metade de sua profundidade, ziguezagueadas juntas e pressionadas para um lado.
Virar e Costurar
Isso é usado principalmente em algodões crocantes. Dobre e pressione a costura, permitindo um 1/4 de polegada, e costure à máquina ao longo da borda dobrada para terminar.
As costuras são então pressionadas para abrir ou para um lado, dependendo das direções do padrão.
Isso cria um acabamento arrumado e veste muito bem.
Fita de viés
Isso é usado principalmente em jaquetas e saias sem forro.
Usando fita de viés de 5/8 de polegada comprada, coloque a borda bruta com a fita e costure em todas as camadas. A fita de viés comercial é ligeiramente mais larga de um lado; esse lado deve ficar por baixo do tecido.
Você também pode fazer sua própria fita de viés em tecido contrastante ou combinando.
Relacionado: Como fazer seu próprio viés de tecido.
Costuras Pintadas
Costuras rosadas são os acabamentos de costura mais simples. Usando tesouras de picar, corte o mínimo possível da margem de costura. Esta versão é melhor usada em lãs e lã de poliéster e não é muito resistente.
Uma versão melhor desse acabamento é costurar à máquina 1/4 de polegada da costura e, em seguida, aparar as bordas com tesouras rosadas.
Nublado à mão
O acabamento de costura nublado à mão é usado como alternativa ao ponto ziguezague em pequenas áreas ou em tecidos muito grossos.
Tomando pontos muito soltos, chulear as bordas da costura crua com a mão.
Ponto Superior
O ponto superior cria uma linha de bainha dura e pode ser usado para fortalecer uma costura ou como acabamento decorativo.
Pressione as costuras e, em seguida, costure no lugar do lado avesso. A costura é muitas vezes rosada de antemão, às vezes com uma linha de bobina contrastante.
Aprendendo os diferentes tipos de pontos
Embora tenhamos abordado alguns tipos de pontos de costuras, isso é apenas o começo. À medida que você se tornar mais proficiente com os pontos de costura. Descobrirá ainda mais técnicas para dominar.
Se você deseja se aprofundar nos diversos tipos de pontos de costura, vale a pena investir em um bom curso de costura online ou presencial. Com a ajuda de um instrutor certificado, você estará costurando qualquer tipo de peça em poucas semanas.
Tem perguntas ou comentários sobre esses diferentes tipos de pontos? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Desde muito cedo aprendi a gostar da costura. Depois de adulta, esta se tornou meu trabalho, terapia e paixão. O blog Viver de Costura foi a forma que encontrei de gerar valor para mais pessoas, e passar adiante todo o conhecimento de anos de aprendizado e prática na costura criativa.